13/11/2011

Cinza?


Não era aula de artes.
Nem de filosofia.
Nem de matemática.
Nem de química ou física.
Era de português.
Mas foi juntando 1 + 1 ; branco e preto; bem e mal; essência e experiência; emocional e racional; corpo físico e mentalidade, que cheguei a um só resultado. Cinza.
Estava atenta á matéria, qualquer coisa que a professora me perguntasse, eu responderia sem hesitar. Mas depois daquela frase tudo mudou, minha mente me levou á lugares distantes e eu já não sabia mais nem do que se tratava. Aquela frase que parecia ter me escolhido para irritar. Perseguir.
            "Para ser diferente, é preciso ser cinza."
Idiota não!? Como uma frase assim, tão simples conseguiu prender tanto minha atenção? Pensei na cor em questão, é uma cor que não me trazia boas recordações, talvez porque o cinza me lembrasse de um dia nublado, triste. O cinza me lembrava também, o cimento que por sua vez não é um material bonito. O cinza não é uma cor agradável, me sufocava.. me lembrava poluição! Decidi não gostar de cinza. Eu definitivamente odiava cinza!
Imagina se para ser diferente tem que ser cinza.. Para ser diferente tem que ser vermelho, forte e vibrante, amor e fogo juntos. Não cinza!
Foi então que entendi, o cinza é uma mistura imperfeita de branco e preto, não há uma quantidade correta de preto ou branco á se colocar na mistura. O cinza é diferente, e nunca será igual, nunca será branco o suficiente, muito menos preto.
Não era daltonismo, mas comecei a enxergar tudo de uma "maneira cinza", as pessoas eram cinzas e não sabiam! Nunca havia notado.. O branco representa o bem, já o preto representa o mal. As pessoas tem essa mistura dentro de si, umas mais escuras que as outras, mais boas que as outras...
Temi ao calcular o grau de quantidade de preto que há no meu cinza. Meu cinza que diferente de todos os outros, era misterioso demais para ser decifrado, reluzia. Talvez porque a parte preta fique muito bem guardada. Todos somos cinza, independentemente da raça e cor de pele, o cinza é o que nos define. Todos temos um lado que ninguém conhece. Todos, ao invés de sermos cinzas, nos camuflamos de prata, vale lembrar que nem tudo o que reluz é ouro, ou no caso, prata. Nos disfarçamos de um "cinza brilhante", escondemos o preto e fingimos ser quem não somo.
Uma pena.
Apesar de rosa ser minha cor preferida e sempre ter acreditado fielmente que meu mundo era cor-de-rosa, decidi aderir o cinza á minha vida, descobrir onde essa cor pode me levar. Talvez no branco, mundo da paz e tranquilidade.. ou talvez no preto, que não sei o que esperar. Só sei que o cinza é exatamente o que somo, uma mistura de qualidades e defeitos, certezas e incertezas, sonhos e desilusões, sentimentos e pensamentos... Misturas totalmente particulares, que nos diferenciam dos demais... que nos acinzentam!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, você gostou desse post? Comente, é muito importante para nós da Equipe Just Now! ♥