08/07/2013

Guia de uma aspirante a universitária: Qual curso? Como decidir?


Estou mega atrasada com os posts dessa categoria, mas isso não vai acontecer mais. Prometo. É minha gente, já estamos no segundo semestre e é agora que eu te pergunto: “E o seu futuro, já decidiu?”. Antes que você me responda isso, deixa eu contar como foi comigo (é sempre bom trocar experiências, não é mesmo?!). Antes, me perguntavam o que eu queria ser quando crescer, além de ser grande, eu queria ser médica. Veterinária, bailarina, dentista, professora de matemática, cantora, manicure, dona da Fini, astronauta e por aí vai. Ainda bem que não deixam qualquer maluco ser médico ou ensinar matemática, mas me daria muito bem sendo dona da Fini (quem sabe?!). Eu queria ser tudo, mas nada que eu realmente me identificasse, então, apareceu um anjo em forma de professora de inglês e me disse para anotar todas as matérias que eu mais gostasse na escola e de todas as matérias escrever o que eu gosto em cada uma. Para saber se a sua área é humanas, exatas ou biológicas. Eu fiz isso.
                                                                                                               
Gostava de criar na matéria de artes, gostava de entender as pessoas em filosofia, gostava de redação e literatura em português e amava fazer o PowerPoint dos trabalhos, e é isso, estava ainda mais perdida. Escolhi psicologia (tudo a ver né! #sqn), depois mudei para jornalismo e depois para administração. Que não tem nada que eu gosto! Sentei na frente do computador e fui pesquisar algo relacionado às matérias que eu mais gostava. Resultado? Moda, Jornalismo, psicologia, design gráfico, filosofia, arquitetura, publicidade e propaganda e... EPA! Sabe quando uma lâmpada se acende na sua cabeça? Pois é. Era isso que eu queria para mim, ser chamada de “publicitária”, criar, criar e criar!

O que eu quero falar com isso tudo? Bom, se você está na dúvida do que fazer, não deixe para última hora, já estamos no segundo semestre, logo você já estará prestando vestibulares e não é nada legal ir por impulso em qualquer curso, você tem que fazer o que gosta, porque ama (esqueça o dinheiro também, deixe isso para o futuro)! Faça o exercício que eu fiz aposto que vai te ajudar muito! Escreva o nome de todas as suas matérias na escola, na frente escreva o que você mais gosta em cada uma (não adianta me falar que você odeia tudo e só gosta de Ed. Física para jogar), depois você pesquisa quais cursos tem relacionados a essas matérias. E outra, hoje em dia tem muitos testes vocacionais que facilitam muito, um ótimo é o Máquina de Profissões #SuperRecomendo!

O mais importante é você se ver no futuro trabalhando, quando as pessoas me falavam que seria a profissão para o resto da minha vida eu morria de medo, mas não é assim que você tem que pensar, se você fizer a escolha certa, vai fazer com amor e vai dar certo! É algo que precisa de cuidado na hora de dar a resposta final e não se preocupar se quando já estiver na faculdade tiver que desistir, todo mundo erra e experiências são necessárias. Nunca é tarde para recomeçar!


Quero que vocês que vão prestar vestibular me contem qual curso escolheram! Estou muito ansiosa para saber!!! Comentem!


0 comentários:

Postar um comentário

Olá, você gostou desse post? Comente, é muito importante para nós da Equipe Just Now! ♥